A codificação de bandas magnéticas

Uma banda magnética é a banda preta ou castanha que se pode ver nos cartões bancários, por exemplo. Esta banda contém minúsculas partículas magnéticas misturadas com resina.

Princípio de funcionamento

Magnetic-Encoding_medium

Aquando do processo de codificação, estas partículas são magnetizadas na direcção do pólo norte ou do pólo sul. Cada carácter codificado na banda é composto por um conjunto de bits de valor 0 ou 1. A polaridade das partículas magnéticas é alterada para definir cada um desses bits.
Ao alterar a magnetização dessas partículas ao longo da pista, podem-se assim codificar informações binárias que serão transmitidas ao leitor. 

A coercividade

 A coercividade designa a força que é necessária a um campo magnético para modificar dados codificados numa banda magnética.
Existem dois tipos de cartões com banda magnética com níveis de coercividade diferentes:

  • As bandas magnéticas HiCo (para Alta Coercividade) oferecem um nível mais alto de segurança contra os danos que podem ser causados por campos magnéticos exteriores.
  • As pistas LoCo (para Baixa Coercividade) são menos resistentes aos campos magnéticos exteriores mas têm a vantagem de ser um pouco menos dispendiosos. 

Como codificar a banda magnética de um cartão de plástico?

As impressoras Evolis podem ser equipadas com codificadores de bandas magnéticas (opcional). Esta solução de personalização oferece-lhe uma grande flexibilidade e a possibilidade de obter em alguns minutos um cartão codificado com banda magnética.