A codificação de bandas magnéticas

Uma banda magnética é a banda preta ou castanha que se pode ver nos cartões bancários, por exemplo. Esta banda contém minúsculas partículas magnéticas misturadas com resina.

Princípio de funcionamento

Aquando do processo de codificação, estas partículas são magnetizadas na direcção do pólo norte ou do pólo sul. Cada carácter codificado na banda é composto por um conjunto de bits de valor 0 ou 1. A polaridade das partículas magnéticas é alterada para definir cada um desses bits.
Ao alterar a magnetização dessas partículas ao longo da pista, podem-se assim codificar informações binárias que serão transmitidas ao leitor. 

A coercividade

 A coercividade designa a força que é necessária a um campo magnético para modificar dados codificados numa banda magnética.
Existem dois tipos de cartões com banda magnética com níveis de coercividade diferentes:

  • As bandas magnéticas HiCo (para Alta Coercividade) oferecem um nível mais alto de segurança contra os danos que podem ser causados por campos magnéticos exteriores.
  • As pistas LoCo (para Baixa Coercividade) são menos resistentes aos campos magnéticos exteriores mas têm a vantagem de ser um pouco menos dispendiosos. 

Como codificar a banda magnética de um cartão de plástico?

As impressoras Evolis podem ser equipadas com codificadores de bandas magnéticas (opcional). Esta solução de personalização oferece-lhe uma grande flexibilidade e a possibilidade de obter em alguns minutos um cartão codificado com banda magnética.